Diretor-geral da BBC diz que emissora 'errou' ao transmitir acusação contra político

Atualizado em  10 de novembro, 2012 - 15:09 (Brasília) 17:09 GMT

O diretor-geral da BBC, George Entwistle, disse hoje que a emissora 'errou' ao transmitir um programa em que uma vítima de abusos sexuais acusava um ex-político conservador da era Margaret Thatcher de ser seu algoz.

Uma reportagem do programa Newsnight no qual essa vítima era entrevistada fez com que o ex-tesoureiro do partido de Thatcher, Lord McAlpine, acabasse sendo erroneamente vinculado aos abusos. Na reportagem, o nome de McAlpine não era mencionado, mas o conservador foi identificado pelas redes sociais.

Mais tarde, a vítima esclareceu que os abusos não haviam sido cometidos por McAlpine, como acreditava. O erro ocorreu porque em 1990 a polícia teria lhe mostrado uma fotografia da pessoa responsável pelos abusos e dito que se tratava de McAlpine - quando na realidade a foto era de outra pessoa.

A BBC emitiu uma desculpa "sem reservas" na noite de sexta-feira pela reportagem e hoje Entwistle repetiu o pedido de desculpas.

"Não deveriamos ter transmitido um programa que estava tão errado", disse o diretor-geral da emissora em entrevista à Rádio 4, da BBC. "O que aconteceu foi inaceitável. A meu ver o programa nunca deveria ter sido transmitido."

BBC © 2014 A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.