|
Dieta ocidental é a que mais traz riscos de infarto, diz estudo
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Um estudo canadense sobre hábitos alimentares identificou a dieta ocidental como sendo a que mais traz riscos de problemas
cardíacos.
Conduzido por pesquisadores da Universidade McMaster e publicado na edição desta terça-feira da revista científica Circulation, o estudo analisou a dieta de 16 mil pessoas em 52 países e identificou três padrões alimentares globais. A típica dieta ocidental, rica em gordura, sal e carne, seria responsável por um aumento de 30% no risco de desenvolver doenças cardíacas em qualquer população. A dieta oriental, rica em tofu, soja e molhos, não teve nenhum impacto no risco de desenvolver problemas do coração. Já a chamada dieta "prudente", rica em frutas e verduras, reduziria o risco em até 33%. Riscos Para realizar o estudo, os pesquisadores formularam um questionário que avaliava as dietas com base em 19 grupos de alimentos. O questionário foi então respondido por cerca de 5,5 mil pacientes que haviam sofrido ataques cardíacos e 10 mil pessoas saudáveis. De acordo com os resultados, as pessoas que seguiam a dieta ocidental apresentavam um risco 35% maior de sofrer um ataque cardíaco do que aquelas que comiam pouco ou nenhuma fritura ou carnes. Estudos anteriores já haviam relacionado a dieta ocidental com o risco de desenvolver doenças cardíacas. O sal presente na dieta pode provocar um aumento na pressão sangüínea e algumas gorduras podem bloquear as veias e artérias. No entanto, os pesquisadores ressaltam que as mesmas relações entre a dieta e o risco de doenças cardíacas observadas nos países ocidentais existem ainda em outras regiões do mundo. "Cerca de 30% do risco de doenças cardíacas em uma população pode ser relacionado a uma dieta pobre", disse Romania Iqbal, que coordenou o estudo. Segundo ela, apesar de alguns componentes da dieta oriental serem prejudiciais ao coração – como o sal no molho de soja, por exemplo – esses elementos são neutralizados por outros que protegem o corpo. Para Ellen Mason, da Fundação Britânica do Coração, o importante é cuidar da dieta. "O estudo demonstra que não importa se você mora em Mumbai ou na Inglaterra, ou se você come a culinária britânica, caribenha ou asiática. O vital é reduzir o consumo de comidas salgadas, fritas e gordurosas ao mínimo e aumentar a quantidade de frutas e verduras que você come", afirmou Mason. |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dieta gordurosa leva a maior consumo de alimentos, diz estudo03 outubro, 2008 | BBC Report
Dieta mediterrânea 'previne doenças crônicas'12 setembro, 2008 | BBC Report
Tirar foto 'é melhor que diário' para aprimorar dieta04 setembro, 2008 | BBC Report
Exercitar-se 1h por dia 'é chave' para emagrecer, diz estudo29 julho, 2008 | BBC Report
Britânica ganha indenização milionária por dano cerebral causado por dieta detox23 julho, 2008 | BBC Report
Nozes na gravidez aumentam risco de asma, diz estudo15 julho, 2008 | BBC Report
Iô-iô de dietas 'reduz expectativa de vida'30 abril, 2008 | BBC Report
LINKS EXTERNOS
A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo dos links externos indicados.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||