|
Dieta de junk food durante gravidez prejudica criança, diz estudo
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Um estudo realizado em ratos sugere que uma alimentação à base de junk food por mães durante a gravidez e a amamentação pode
prejudicar, a longo prazo, a saúde da criança.
Segundo os pesquisadores da Royal Veterinary College, em Londres, uma dieta de junk food por parte de mãe pode causar problemas como obesidade, alto nível de colesterol e glicose e diabetes na criança. A pesquisa ressalta ainda que alguns dos danos causados à saúde do bebê podem ser irreversíveis, mesmo que a criança tenha hábitos alimentares saudáveis. "Parece que dieta da mãe durante a gravidez e amamentação é muito importante para a saúde da criança a longo prazo", disse Stephanie Bayol, que liderou o estudo. "Sempre falamos que você é o que você come, mas na verdade pode ser verdade que você é o que sua mãe comeu", disse a pesquisadora. O estudo está publicado na edição de julho da revista científica The Journal of Physiology. Pesquisa Apesar de o estudo ter sido realizado em ratos, o professor Neil Stickland, que participou da pesquisa, afirma que não há razão para que os mesmos princípios não possam ser aplicados no caso dos humanos. "Os humanos e os ratos dividem sistemas fisiológicos similares e essa é uma boa razão para assumir que os efeitos observados nos ratos possam ser repetidos nos humanos", disse Stickland. Para realizar a pesquisa, os cientistas dividiram um grupo de ratas grávidas em dois: um foi alimentado com comida processada, doces e frituras e o outro com uma dieta saudável. Em seguida eles compararam a saúde dos filhotes dessas ratas. Os resultados indicaram que os filhotes das mães com dieta à base de junk food tinham um alto nível de colesterol e triglicerídeos – dois fatores que contribuem para doenças cardíacas. Além disso, os filhotes apresentaram ainda níveis altos de glicose e insulina, que aumentam as chances de a criança desenvolver a diabetes tipo 2. Os pesquisadores analisaram os ratos além da fase adolescente e observaram que aqueles nascidos de mães que tiveram a dieta mais pobre continuavam mais gordos do que os das mães que se alimentaram bem durante a gravidez. Els observaram ainda que, além de mais gordos, esses filhotes tinham uma camada de gordura ao redor dos rins. Influência De acordo com a médica Pat Goodwin, da instituição Wellcome Trust, que financiou o estudo, a pesquisa reforça a teoria de que são muitos os fatores que podem contribuir para uma pessoa se tornar obesa. "A gravidez pode ser um período difícil para as mães, mas é importante que elas saibam que sua alimentação pode afetar o bebê", disse. No entanto, o nutricionista e pesquisador Simon Langley-Evans, da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, afirmou que o estudo não prova que a dieta da mãe pode afetar a saúde da criança além do efeito nos desejos e no apetite. "Não estou convencido de que eles demonstram isso – tudo o que eles mostraram pode ser resultado de obesidade causada pelo aumento do apetite", afirmou. "O que a pesquisa mostra é que a influência precoce da mãe é muito importante", concluiu. |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Depressão pré-natal 'pode retardar desenvolvimento do bebê'27 junho, 2008 | BBC Report
Estudo sugere que droga anticolesterol reduz chance de cesariana18 junho, 2008 | BBC Report
Maconha pode afetar cérebro de fetos, diz estudo17 junho, 2008 | BBC Report
Água clorada aumenta risco de defeitos de nascimento, diz estudo03 junho, 2008 | BBC Report
Estudo liga uso de celular na gravidez a hiperatividade em criança 19 maio, 2008 | BBC Report
Desejos na gravidez 'são mais comuns do que há 50 anos'28 abril, 2008 | BBC Report
Novo tratamento simplifica fertilização in vitro21 abril, 2008 | BBC Report
Estudo aponta relação entre bebês prematuros e autismo07 abril, 2008 | BBC Report
LINKS EXTERNOS
A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo dos links externos indicados.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||