|
Cientistas descobrem vaca que produz leite desnatado | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Especialistas de uma empresa de biotecnologia da Nova Zelândia descobriram que algumas vacas possuem um gene que as dá uma habilidade natural de produzir leite desnatado. De acordo com a revista Chemistry & Industry, a descoberta pode abrir caminho para a criação de um rebanho de vacas voltado para a produção de leite com pouca gordura, com grande impacto na indústria de laticínios. A primeira vaca com o "gene do leite desnatado", apelidada de Marge, foi descoberta em 2001 pela empresa ViaLactia, na Nova Zelândia, que analisou 4 milhões de bovinos no país. Marge produzia leite com pouca gordura saturada, e alto nível de gordura poliinsaturada e monoinsaturada, variações mais saudáveis. Desde a descoberta, a empresa conseguiu criar outras vacas que produzem apenas leite desnatado. Nata gordurosa Industrialmente, o leite desnatado é produzido por meio da remoção da nata gordurosa do leite integral. Apenas 25% do leite consumido na Grã-Bretanha atualmente é integral. O resto é leite desnatado ou semi-desnatado, considerado mais saudável. "Quando descobrimos que as filhas dela tinham o gene, este foi o momento eureka", disse o principal cientista da ViaLactia, Russel Snell, ao jornal Dominion Post, da Nova Zelândia. O diretor da Dairy UK, entidade que representa a indústria de laticínios da Grã-Bretanha, afirma que rebanhos comerciais que produzem leite desnatado podem ser adequados para algumas empresas, mas não para todas. "Há muitas empresas que separam a nata para usar em outros produtos", afirma Ed Komorowski. | NOTÍCIAS RELACIONADAS Projeto busca leite para bebê que evita obesidade23 abril, 2007 | BBC Report AIDS: Dieta de leite materno 'reduz risco', diz estudo31 março, 2007 | BBC Report Homem neolítico era intolerante ao leite, diz pesquisa27 fevereiro, 2007 | BBC Report Mamar no peito ajuda ascensão social, diz estudo14 fevereiro, 2007 | BBC Report Órgão dos EUA diz que clonagem para alimento é segura28 de dezembro, 2006 | Ciência & Saúde Consumo de leite aumenta chance de gêmeos, diz estudo21 maio, 2006 | BBC Report ONU faz campanha pelo leite de camelo21 de abril, 2006 | Notícias Amamentar reduz risco de diabetes em mães, diz estudo23 de novembro, 2005 | Ciência & Saúde LINKS EXTERNOS A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo dos links externos indicados. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||