|
Pão pode elevar risco de câncer de rim, diz estudo | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Pessoas que comem muito pão podem ter mais risco de desenvolver câncer de rim, sugere um estudo de pesquisadores italianos. Segundo os cientistas do Instituto Farmacológico de Milão, massas e arroz também aumentariam moderadamente o risco de câncer, enquanto frango e vegetais reduziriam a tendência. Eles compararam o estilo de vida, o histórico médico e os hábitos alimentares de 767 adultos portadores de câncer de rim com as condições de vida de outros 767 que não tinham a doença. Em artigo na revista especializada International Journal of Câncer, eles disseram que o alto nível de glicose – um tipo de açúcar – em alimentos como pão, massa e arroz poderia ser o fator relacionado ao risco de tumores. Por outro lado, alimentos com menores níveis de glicose, como frango, carne processada e vegetais cozidos ou crus parecem reduzir o risco de câncer no rim. Outros produtos, incluindo café, chá, ovos, carne vermelha, peixes, queijos, batatas e frutas não pareceram exercer qualquer efeito. Alarme A organização britânica Câncer Research UK disse que precisa de "mais evidências" para comprovar a validade do estudo. O porta-voz da entidade, Ed Yong, disse que a metodologia da pesquisa pedia às pessoas que declarassem o que haviam comido nos últimos dois anos – o que pode ter gerado imprecisões. "Precisamos de mais evidências de estudos mais amplos antes de dizer se esta relação (entre alimentos com alto teor de glicose e câncer de rim) de fato existe", ele afirmou. "Por enquanto, a única causa estabelecida e evitável de câncer de rim é se estar acima do peso ou ter obesidade, que responde por um em cada quatro casos, e o fumo, que conta para um em cada cinco casos." |
NOTÍCIAS RELACIONADAS Coca-Cola anuncia bebida que 'queima calorias'13 outubro, 2006 | BBC Report Nozes combatem danos de gordura nas artérias10 de outubro, 2006 | Ciência & Saúde Refrigerante cola 'aumenta risco de osteoporose', diz estudo 06 de outubro, 2006 | Ciência & Saúde Engordar após 1ª gravidez 'pode ser perigoso'29 setembro, 2006 | BBC Report Chá verde reduz riscos de doenças cardíacas, diz estudo13 de setembro, 2006 | Ciência & Saúde Tangerina 'diminui risco de câncer de fígado e infarto'11 setembro, 2006 | BBC Report Suco de fruta pode reduzir risco de Alzheimer em até 76%31 agosto, 2006 | BBC Report LINKS EXTERNOS A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo dos links externos indicados. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||