| 13 de novembro, 2002 - Publicado às 12h11 GMT |
| Álcool aumenta risco de câncer de mama |
 Bebidas alcóolicas estão associadas ao câncer.
|
O consumo de álcool aumenta o risco de a mulher desenvolver câncer de mama, mas o hábito de fumar não tem nenhuma influência, revelou um estudo realizado por pesquisadores britânicos.
Pesquisadores calculam que, em média, a cada cem mulheres, 8,8 desenvolvem a doença até os 80 anos. Entre as que bebem uma dose de álcool ao dia, essa estatística é de 9,4, e entre as que consomem seis doses diárias, a proporção é de 13,3 casos a cada cem.
Os pesquisadores lembram, no entanto, que para as mulheres mais jovens - já com pouco risco de ter a doença - o consumo de álcool é menos prejudicial.
O consumo de bebidas alcóolicas representa um risco mais grave para as mulheres mais velhas, que já têm mais chances de desenvolver a doença.
Estudo
O estudo, realizado pela instituição de caridade Cancer Research UK, revela que o álcool é a causa de cerca de 4% dos casos de câncer de mama nos países desenvolvidos e de dois mil casos só na Grã-Bretanha.
Anteriormente, havia sido extremamente difícil para os pesquisadores separar os efeitos do álcool dos efeitos do cigarro, porque quando as mulheres bebem mais elas têm uma tendência a fumar mais e vice-versa.
Mas o novo estudo conseguiu resolver o problema ao examinar 150 mil mulheres de várias partes do globo, sendo que 23 mil não bebiam.
Ao analisar o grupo das mulheres que não consumiam álcool, os pesquisadores verificaram que não havia uma diferença significante no número de casos de câncer de mama entre as fumantes e as não fumantes.
"Pela primeira vez, nós conseguimos realizar um estudo suficientemente abrangente e detalhado que nos permitiu separar os efeitos que o cigarro e o álcool têm", disse o professor de Medicina da Universidade de Oxford e co-autor do estudo, Richard Doll.
"Essa pesquisa mostra que há realmente uma ligação entre álcool e câncer de mama. É claro que os impactos do álcool são menores se comparados aos dos fatores relacionados ao parto, por exemplo, mas hoje em dia as mulheres estão bebendo mais e isso poderá mudar as estatísticas futuras", disse a outra autora da pesquisa, Valerie Beral.
Bebendo mais
A média de consumo de álcool entre as mulheres tem aumentado na Grã-Bretanha de sete para oito miligramas ao dia nos últimos dez anos.
Mas o aumento tem sido maior entre as mulheres mais jovens.
Entre mulheres com idades entre 16 e 24 anos, o número de pessoas bebendo mais de três doses ao dia aumentou de 9% para 18%.
Enquanto as mulheres que bebem mais têm mais chances de desenvolver doenças como câncer na garganta e no fígado, elas têm menos riscos de ter problemas de coração e derrames.
A razão pela qual o álcool aumenta o risco de se desenvolver câncer de mama ainda não é clara, mas a explicação pode estar no fato de que as mulheres que bebem mais têm níveis mais altos do hormônio estrogêneo, que está relacionado com a doença. |
 |
|
|
|