BBC World Service LogoHOMEPAGE | NEWS | SPORT | WORLD SERVICE
Portuguese Pesquisa na BBC Brasil

Primeira Página
Saúde &
Tecnologia
Economia
Cultura
Especial
Fórum
Aprenda inglês
ÁUDIO
Dois minutos pelo mundo
Notícias
Mundo Hoje
De Olho
no Mundo
Programação
Como Sintonizar
SERVIÇOS
Parceiros
Sobre a BBC
Expediente
Página simplificada
Fale com a gente
Empregos
E-manchetes
LÍNGUAS
Espanhol
Português para a África
Árabe
Chinêês
Persa
Hindi
Urdu
BBC News
BBC Sport
BBC Weather
 Você está em: Fórum
12 de dezembro, 2002 - Publicado às 11h14 GMT
O que você acha das campanhas contra o fumo?
Autoridades brasileiras têm combatido o fumo
Autoridades brasileiras têm combatido o fumo

Apesar das inúmeras campanhas feitas nas últimas décadas, estima-se que cerca de 30 milhões de brasileiros sejam fumantes.

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), mais de 70 mil mortes por ano podem ser atribuídas ao cigarro, o SUS (Sistema Único de Saúde) gasta quase R$ 200 milhões anualmente apenas com casos de câncer relacionados ao tabagismo.

Diante desse quadro, você acha que o cerco ao fumo deveria ser ainda mais radical do que tem sido no Brasil?

Você acredita que medidas como a proibição das propagandas e a colocação de imagens chocantes em maços de cigarro, são suficientes para conter o consumo de cigarros no país?

Escreva dando a sua opinião. Aproveite para enviar a sua pergunta para o debate que a BBC Brasil fará em conjunto com a Rede Brasil de televisão, no próximo dia 12 (segunda-feira).

Este fórum está encerrado. Obrigada a todos pela participação

"Acredito que a campanha é válida, mas peca pela inocência. Quem se "assusta" ou reflete o tema com as mensagens impressas atualmente nos maços? Fumo há 13 anos e sinceramente acho graça da maneira como a campnha é dirigida. Se é para chocar, que tal colocar umas fotos mais realistas (entenda-se, repulsivas)?"
Ektor Barros, Salvador (BA)

"Nunca fumei, mas na escola onde estudo muitas pessoas fumam e sabem o que o cigarro e a maconha causam . Eu mesma que sou careta nem ligo para essas propagandas, não uso porque não quero. Acho que o único jeito seria aumentar os impostos em cima do cigarro, o governo tem poder para isso. Duvido que, se a carteira de cigarro fosse R$ 8, as pessoas fumariam como fumam. É como doce, se muito consumido pode causar inúmeras doenças, mas quem liga? Se essas propagandas adiantassem, o Brasil seria o país mais careta do mundo, e não é."
Marcélli, Florianópolis (SC)

"Fumantes, cigarros... ohhh que horror!!! Meu Deus, fumar mata..., causa câncer, causa aneurisma cerebral, impotência sexual e blah blah blah... Tudo isso por causa do cigarro. Eu me pergunto e pergunto a todos: por que ninguém tem esse comportamento em relação ao álcool? Bebidas alcólicas... olhe bem... as pessoas bebem e bebem.. perdem o controle , ficam violentas fisicamente e verbalmente. A bebida afeta o ser humano muito mais que um cigarrinho."
Elizabeth, Porto Alegre (RS)

"Em todo tipo de campanha contra o fumo deveria ser muito mais realçado o fato de que a vontade de fumar é passageira. Eu me agarrei nesse fato para, depois de fumar por 20 anos, conseguir largar o vício sem ajuda de psicólogos, adesivos com nicotina, piteiras, balas, chicletes ou qualquer outro tipo de 'bengala'. Sempre que aparecia a vontade de fumar, eu bebia água, e isso também ajuda bastante, porque a injestão de água inibe a vontade. Acho também que deveria ter mais divulgação a triste realidade de que é, relamente, difícil libertar-se da dependência provocada pela nicotina, mas que isso não é impossível, para que as pessoas que fumam e pretendem tentar deixar o vício tenham a consciência de que enfrentarão uma batalha difícil, mas que não é impossível de ser vencida."
Nilo da Gama Lobo, Novo Hamburgo (RS)

"Todas os homens e a maioria das mulheres que ultrapassaram os cem anos de idade passaram a vida toda fumando, comendo bastante feijão com gordura e até bebendo bastante cerveja. Está na hora da ciência rever os seus conceitos. Quem sabe as pessoas propensas a ter câncer é que procuram o cigarro, ou seja, o efeito é contrário. Afinal quem não fuma também tem câncer. "Nada no universo tem duas origens."
William Fiel, de Brasília (DF)

"Acredito que o governo deve destinar recursos a campanhas antitabagistas. Como a atual tática (agressiva) se mostra eficiente, deve ser conservada. Acho que até os impostos sobre cigarros e bebidas alcólicas deveriam ser maiores."
Rafael Augusto, de Londrina (PR)

"Acho a campanha educativa, no entanto, é deplorável a falta de respeito pelos fumantes. Concordo que se faz necessário conscientizar a população sobre os malefícios do tabaco, mas sempre preservando o direito dos que são adeptos do fumo, afinal vivemos numa democracia e temos o direito de fazer ou não conforme a nossa vontade."
Afonso Carvalho, do Recife (PE)

"Alguém hoje em dia não sabe que cigarro mata?! Hoje TODO MUNDO sabe disso. Então por que gastar fortunas com empresas de marketing em propagandas ineficientes contra o cigarro quando há imensas necessidades mais urgentes no país? É fácil resolver o assunto. É só decretar o seguinte: doença CAUSADA PELO CIGARRO não será mais tratada pelo serviço público... Feito o jogo... Fume! Mas fume bastante..."
Hel Cairo, São José dos Campos (SP)

"As campanhas têm sido boas, mas um fato é sempre esquecido. Limpeza. O fumante não se incomoda em jogar as pontas de cigarro em qualquer lugar, e, segundo os garis, é difícil reconher as mesmas, pois elas entram nas frestas do calçamento e mesmo as vassouras mecânicas não conseguem recolhê-las. Sobram as calçadas e o piso das ruas, acumulam-se em média de três a cinco pontas de cigarro por metro quadrado,sem considerar às portas de bares. Assim as campanhas deveriam também focalizar esse aspecto, seria uma maneira de tornar a cidade mais limpa e com melhor odor."
Dejair Fernandes Corrêa, Rio de Janeiro (RJ)

"Não sou fumante. Não tenho nada contra quem fuma, até porque o fumante está fazendo mal a si mesmo. Mas só falam, debatem, gastam dinheiro com campanhas contra fumantes e esquecem o mal maior ainda, que é a bebida. Essa sim acaba com o ser, a sua família, o trabalho etc. E o que é pior ainda, muitas vezes a vida alheia. Por que também não fazer uma grande campanha contra a bebida alcólica?"
Sandoval A. da Paz, Curitiba (PR)

"Como sempre acontece no Brasil, é pura hipocrisia. Enquanto estão crucificando os fumantes, o álcool gira solto e com propagandas e mais propagandas viciando os adolescentes, e nada é feito!! Cigarro é um hábito e não um vício. Fumei durante 23 anos (dois maços por dia) e larguei sem nenhuma dificuldade, o problema é o "vício mecânico" (de acender o cigarro!!), esse é duro mesmo de largar. Até hoje às vezes ponho a mão no bolso para procurá-lo e já faz mais de 20 anos!!! Isso não é explicado na TV, nos jornais, etc... Mas a cerveja já está matando muita gente. Hipocrisia pura de todos, inclusive da imprensa, que recebe seus lucros com propagandas das cervejarias!!!"
Dario Pires, Araraquara (SP)

"As campanhas contra o 'fumo' são, com certeza, mal formuladas. Elas não têm, nem de perto, o efeito desejado, que seria estimular quem fuma a parar e a quem não fuma evitar o fumo.
Eu fumei por 25 anos (de 40). As campanhas sempre entraram por um lado e saíram pelo outro. Nunca tiveram qualquer efeito, absolutamente nada. Parei de fumar por conta própria, como muitos fazem.
Está passando a hora de juntar alguns muitos psicólogos e ex-fumantes e procurar pela chave que fará com que uma campanha ajude os que sofrem com o fumo e pare de somente dar lucros aos envolvidos nas campanhas."

André Rafael, Rio de Janeiro (RJ)

"É sempre louvável a iniciativa ou a realização de campanhas antitabagismo. Com certeza no Brasil, nos últimos tempos, tem-se enfatizado o tema. No entanto, acho, em alguns pontos, inconseqüente a campanha, pelo menos porque é segregadora: inegável esse seu caráter, havendo um componente "politicamente correto" na abordagem do tema. Mostra o fumante como um indivíduo a ser apontado, marcado, marginalizado e a quem só resta, para redimir-se, largar repentinamente o consumo da droga contida nos produtos para fumo.
Um grande sofismo é o fato de apontarem como caminho parar de fumar, enquanto, na verdade, o que devia ser condenado é o consumo da nicotina, a dependência química. Triste o quadro do Fantástico em que um médico se jacta numa campanha meio paranóica contra o ato de fumar. Como se deixá-lo traria a felicidade total."

Antônio Paulo Pontes, Campo Grande (MS)

"Se o fumo fosse algo bom, não haveria tantos arrependidos nas filas de quimioterapia. Infelizmente, por anos o fumo representou aquilo que nunca foi: inteligência e vitalidade. Infelizmente, a verdade dói, mas melhor a dor da realidade do que a dor do câncer ou de outras moléstias associadas ao fumo."
Thomaz Akimura, Curitiba (PR)

"Acho que antes de continuar lutando só contra o fumo, deveria ser feita uma mesma campanha contra o álcool, que é uma das drogas responsáveis por dificuldades, doenças e problemas familiares e é legalizada! Deveríamos proibir a propaganda deste, junto com a do fumo - ainda mais porque geralmente um está ligado ao outro!"
Karen, São Paulo (SP)

"Sou fumante e acho ridícula essa campanha do governo. Além de tudo, é discriminatória. Cada um faz o que quer com seu corpo, e não venham com essa de que na Bíblia isso e aquilo... e quem não é cristão? Deus disse que é pecado? Por favor... Liberdade e democracia é deixar as pessoas responsáveis por suas próprias vidas.
O SUS gasta R$ 200 milhões? Mostrem-me os documentos oficiais com esses dados. E aliás, de onde vem esse dinheiro? Ele surge de um passe de mágica ou somos nós que pagamos? Vocês sabem quanto do preço de uma carteira de cigarro é imposto. Certamente o imposto que o fumante paga quando compra sua carteira de cigarro cobre em muito os R$ 200 milhões que o SUS gasta. A pergunta é: onde está o resto do dinheiro arrecadado com os impostos sobre cigarro?"

Jeferson Candido, Florianópolis (SC)

"Considero qualquer campanha válida, pois acho que é preciso que se tente evitar que os jovens se viciem. No entanto, como fumante há muitos anos, com dificuldade para deixar o vício, acho as campanhas absolutamente idiotas. As muitas proibições não fazem mais do que irritar - não são nada "construtivas". E levam logicamente a uma pergunta: quando é que se vai iniciar o mesmo cerco 'xiita' contra o álcool? Porque, até onde posso ver, o meu vício não mata ninguém a não ser a mim mesma. No entanto, após apenas dois copos de cerveja o indivíduo começa a se transformar num assassino em potencial. Quando fumo não saio batendo nas pessoas, dirigindo sem consciência. Não conheço ninguém que tenha perdido a família, ou o emprego, ou que tenha cometido algum crime porque fumou - mas sabemos todos de um bocado de gente que passou e passa por tudo isso em função do alcoolismo. Quando é que se vai proibir propaganda de bebida (belas, todas elas) na televisão?"
Vania Dantas Pinto, Sete Lagoas (MG)

"As campanhas contra o tabagismo deveriam se centrar nas informações, claras e objetivas, quanto aos males do cigarro. Pouco adianta ficar fazendo psicologia, dar abordagens indiretas ao assunto, pois isso só torna os fatos mais vagos e imprecisos, passíveis de manipulações por parte da indústria do cigarro.
Além disso, é necessário também abordar os contra-argumentos, ou seja, os supostos benefícios do cigarro. Quais são os motivos para se fumar? Desejo de pertencer ao senso comum? Falta de auto-confiança? É necessário analisar por que tantas pessoas são tão imprudentes com suas próprias saúdes."

Gabriel Quinteiro Neto, São Paulo (SP)

"Acho essas campanhas de antifumo inutéis, pois elas apenas mostram que os governos são incapazes de agir energicamente contra uma droga que destrói vidas como qualquer outra droga. Isso mostra que o dinheiro é a única coisa que manda neste mundo. Não existe governo forte e eficaz para combater essa droga legitimada."
Washington, Fortaleza (CE)

"A campanha contra o fumo ainda é fraca e deveria ser acentuada ainda mais. Os meios de comunicação deveriam abrir (massivamente) espaços gratuitos para depoimentos fortes sobre o fumo. É inconcebível que se discuta o lado positivo do cigarro, já que todos sabem que é um grande assassino. O cigarro mostra o atraso da humanidade, que ainda discute se "tomar (usar) veneno é bom."
Cristiano Marchi Gimenes, São Paulo (SP)

"Há muita coisa por trás das campanhas contra o fumo, como desejo de aparecer ou buscar verbas para instituições onde trabalham. Morrem 80 mil por ano, e o governo gasta 200 milhões. Só de fome morrem no Brasil entre crianças e adultos 350 mil e quanto custa? Tudo não passa de tomar dinheiro dos fabricantes de cigarro."
Gileno de Novaes, Belo Horizonte (MG)

"Acho muito importante, mas não adianta muito as pessoas não vão parar de fumar por causa de um anúncio."
Janaína, Mauá (SP)

"Para combater com melhor ênfase o consumo do fumo, já que vivemos num país onde as leis são ignoradas e cada vez mais jovens menores de idades e desinformados tem acesso livre ao consumo de cigarros, o governo deveria aumentar os impostos sobre as empresas de cigarros.
Assim, forçaria um repasse de custos para o consumidor, fazendo com que o produto fique mais caro e com menor acessibilidade. Nunca deixando de fazer propagandas contra o fumo, pois é muito mais pesado para os cofres públicos o combate ao câncer causado pelo cigarro do que o dinheiro arrecadado com impostos pelas empresas tabagistas."

Willians T. Gomes, São Vicente (SP)

"As campanhas antitabagistas atuais estão boas. Principalmente o corte das campanhas na mídia, pois a propaganda exercia um grande fator na sugestão ao não fumante iniciar a fumar.
Mas, mesmo sendo fumante, acho que se devem restringir mais os locais para fumantes, pois, como a nicotina é uma droga viciante, quem não fuma e sempre fica sentindo o "aroma da nicotina" se torna fumante passivo, e isso é o primeiro passo para iniciar o vício/hábito de fumar. Basta experimentar.

Luiz Carlos Maia Dantas, Natal (RN)

"Tenho formação Cristã, e o Livro Sagrado nos diz que devemos evitar tudo que polui o corpo, então por mais que se façam campanhas e toda uma "guerra" contra o uso não somente do fumo, mas também das
drogas, enquanto as pessoas não examinarem a consciência no seu íntimo e não chegarem à conclusão de que isso é a podridão da espécie humana, acredito que a batalha não será ganha."

Amaury Oliveira Pio, Guarapuava (PR)
  Fórum

Nome:
  Idade*:
  E-mail:
  Telefone*:
  * opcional

Sua opinião:

Nota: a BBC Brasil se reserva o direito de editar e publicar os comentários recebidos, assim como
utilizá-los em seus programas de rádio.

E-MANCHETE
Assine o serviço da BBC Brasil para receber as principais notícias do dia por e-mail.
   IRAQUE EM NÚMEROS
Confira gráficos e ilustrações com dados demográficos e econômicos.

Matérias relacionadas:
29 de julho, 2002
  Cigarro resiste a anos de leis e campanhas no Brasil
29 de julho, 2002
  Diagnóstico dificulta tratamento de câncer de pulmão
29 de julho, 2002
  Produtores dizem que dependem do fumo para viver
29 de julho, 2002
  Setor defende o seu produto e ataca o contrabando
29 de julho, 2002
  Indústria visa jovens para substituir consumidores
Links externos:
Instituto Nacional de Câncer
Ministério da Saúde
Associação pelos Direitos dos Tabagistas
Banco Mundial - tabaco (em inglês)
Associação Brasileira da Indústria do Fumo
A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo dos links externos indicados.
BBC World Service Logo ^^Volta ao início da página
Primeira Página | Saúde & Tecnologia | Economia | Cultura | Especial
Fórum | Aprenda inglês
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Programação | Como Sintonizar
Parceiros | Sobre a BBC