| 16 de maio, 2002 - Publicado às 11h29 GMT |
| A polêmica vitória de Schumacher na Áustria |
 Rubens Barrichello, durante GP da Austria
|
O piloto brasileiro Rubens Barrichello liderou o GP da Áustria de Fórmula 1 até poucos metros da linha de chegada, mas foi obrigado a entregar a vitória ao companheiro Michael Schumacher.
A ordem para que Rubinho deixasse o alemão passar foi dada pelo comando da Ferrari, que justificou a decisão dizendo que garantir a conquista do campeonato mundial de pilotos - liderado por Schumacher - é a sua prioridade.
O que você achou da decisão da Ferrari? Você acredita que a Fórmula 1 perde com isso? Você acha que Barrichello deveria ter acatado a ordem da escuderia? Schumacher deveria ter aceitado vencer dessa maneira? E a FIA deveria punir os envolvidos nessa decisão?
Dê a sua opinião! (Para enviar seu comentário, use o quadro no pé da página).
"Acho o seguinte: se fosse o Nelson ou o Ayrton, o Rubinho não provocaria esta polêmica porque os dois teriam acelerado e não estariam mais na Ferrari."
Eduardo José Gomes Pimentel, Belo Horizonte (MG)
"Pelo salário deles, quem manda é o chefe. Sem culpas. O negócio é assistir futebol."
Marcos Luis, São Paulo (SP)
"Barrichello nunca priorizou sua carreira para ser campeão e sim para ganhar dinheiro (e o que aconteceu no GP da Austria comprovou isso). No domingo, Barrichello deixou de ser brasileiro. Que vexame!"
Rose Bosco, Campinas (SP)
"Toda nação brasileira estava ciente desta situação desde o primeiro contrato de Rubens com a escuderia Ferrari. Rubens cumpriu uma determinação da alta direção da escuderia. Pensando como equipe, a Ferrari agiu corretamente. Para o espetáculo e os amantes do esporte fica a decepção por ter a partir deste momento a dúvida da credibilidade do certame automobilístico."
Alan Alencar, Belo Horizonte (MG)
"Eu estou de acordo com Paulo Seródio e Joaquim Correa. Como é possível que por pertencer a uma equipe tenha-se que ceder o esforço de lograr o 1° lugar por causa da hegemonia da escuderia. Barichello, meu irmão, vamos à luta contigo. Não ceda uma 2ª vez, pois o prêmio é para quem corre!"
Iossif Boris, Cochabamba (Bolívia)
"Para que tanta bronca... A Fórmula 1 é apenas mais um grande negócio, transvestido de esporte."
Pablo Melo Fajardo, Presidente Prudente (RJ)
"Rubinho tem seu preço: o preço de seu contrato. Aliás, há muito tempo suspeito de forte falha no caráter desse moço. Aguardem outras 'maracutaias'."
Celso, Rio de janeiro (RJ)
"Rubinho no domingo se batizou novamente como Rubens Contrato Barrichello."
Olavo Jr., Belém (PA)
"Acho essa choradeira uma tremenda brasileirada. As pessoas deveriam procurar lembrar quantas vezes Ermerson Fittipaldi conseguiu largar com o Coopersucar, quantas vezes conseguiu terminar a prova e quantos pontos marcou em todo o tempo que durou a escuderia genuinamente brasileira. Isso sim é patriotismo. Ou queriam que Rubinho corresse com o Gurgel BR 800, aquele que Itamar Franco descartou para investir no Fusquinha?"
José Roberto Amorim Tupy, Vila Velha (ES)
"Rubens agiu certo como profissional, cumpriu o contrato, mas errou como desportista. Schumacher adorou, mas acabou se tornando vítima moral. Quem errou e deve carregar toda a responsabilidade é a Ferrari. Ninguém pode dizer que não faria o mesmo, sejamos práticos. Quanto vale uma corrida, comparada com um campeonato?"
Jorge Canal Michalski, Porto Alegre (RS)
"Eu acho que Rubinho agiu certo, e o Shumi foi o grande vilão dessa história, porque ele sim tem cacife para desacatar uma ordem superior, por se tratar do melhor piloto em atividade. Mais tarde, ele veio com essa de arrependido, esse cara conseguiu ser mais pilantra que os cabeças da Ferrari. Nunca mais assisto à F-1, não sou trouxa."
Alexandre S. Souza, Rio de Janeiro (RJ)
"Infelizmente mandou quem não tem cabeça, e obedeceu quem tem. Todos perderam com a decisão e com a atitude. O que a FIA fará só o tempo dirá, mas ela perderá credibilidade, se é que tem..."
PP Sampaio, Brasília (DF)
"Torce quem é otário. Quando o Senna morreu, ele já estava correndo contra um carro fora do regulamento. Foi o último campeão não fabricado. Minha resposta é a única possível: não assisto, não dou ibope, vou andar. Tenho tido ótimas manhãs de domingo."
Flavio Mariano Carvalho, Rio de Janeiro (RJ)
"Menos emoção e mais racionalidade!!
Não foi esta a primeira vez que isso ocorreu. Estamos confundindo F-1 com futebol. Não havia ontem na Áustria uma disputa entre Brasil e a Alemanha, mas sim entre as escuderias, que se valem de pilotos de várias nacionalidades para o seu melhor desempenho.
O contrato do piloto é para trabalhar para a equipe, e como o Schumacher tem maiores chances de vencer o campeonato, a equipe decidiu por sua vitória. O comportamento obedeceu a princípios éticos."
José Maria Gomes, Recife (PE)
"Asissto à Fórmula 1 desde a primeira transmissão na extinta TV Tupi. Infelizmente, a partir de maio de 2002, deixo de acompanhar esse evento, que não é mais esportivo.
Quem acompanhou as trajetórias de Emerson, Piquet, Wilson, Pacce, Senna, Ingo não pode admitir que exista um Rubinho representando o Brasil. Rubinho representa a partir de ontem o que o Brasil não quer.
O Brasil quer homens com ideiais, que lutem por seus ideais, com honestidade e honra."
Carlos Roberto, São Paulo (SP)
"Ferrari, Shummy e Rubinho se comportaram da forma como era esperada. A equipe briga pelas cotas de patrocinio que tem a ganhar caso faça o campeão. O Shummy briga pelos pontos para se tornar campeão, e o Rubinho ... esse coitado briga pelo emprego dele numa escuderia de ponta. Que saudade do Senna!"
Aloisio, São Paulo (SP)
"O 'esporte' corrida de carros, que já era chato, principalmente a Fórmula 1 - que todos sabem ser um círculo anual de arrecadação de dinheiro -, ficou agora insuportável, por sabermos que é uma fraude. Não vence o melhor piloto, mas o motorista que a equipe deseja que vença. Esse pessoal da Ferrari não pode deixar de ser punido."
Paulo Seródio, São Paulo
"Resumo da ópera: 1) O Todt é o menos errado nessa história. Afinal, ninguém sabe se os pontos não farão falta. De todos os modos, não é campeonato de pilotos??; 2) o Rubinho é um bobão; 3) o Schumacher é um hipócrita: se estava a fim de dar pódio, taça e o escambau para o Rubinho, que metesse logo o pé no freio e não viesse com palhaçadas; 4) a FIA é omissa; 5) e eu sou um babaca, perdendo meu tempo vendo marmeladas!!!"
Rubem, Rio de Janeiro (RJ)
"Ridículo para nós brasileiros termos um ´atleta´ (se é que F-1 é esporte) que não se respeita, não tem dignidade ao assinar um contrato no qual ele faz tudo para que o outro ganhe. Tudo nesse sistema capitalista está virando MERCADORIA."
Raymundo Junior, Fortaleza (CE)
"Jamais poderemos considerar o Schumacher um piloto autenticamente campeão, e o Rubinho nunca mais levar a torcida a crer que ele tem potencial. Perdi completamente o interesse pelo campeonato. Ele já está vendido."
Francisco Paula de Lima, São Paulo (SP)
"Barrichello possui um contrato com a Ferrari e tem de aceitar as normas da empresa, mas a FIA deveria punir a Ferrari para o bem do esporte."
Deofer Maximo, Aloândia (GO)
"Não saberemos nunca o verdadeiro sabor de ser campeão na F-1 pois fomos (nós, brasileiros) vendidos de novo por dinheiro."
Marcelo Tinoco, Maringá (PR)
"Saudades dos velhos tempos em que a F-1 ainda era um esporte, e nós brasileiros aguardávamos cada GP com ansiedade. O esporte está falido, e tudo o que se vê é uma equipe bilionária tentando aumentar o preço de suas ações no mercado às custas de profissionais como o Rubinho. Que revolta que eu senti."
Mara, Bristol (Inglaterra)
"Será que a Ferrari e a FIA já ouviram falar em ´Fair Play´? Mas a verdade é que, se o Barrichello fosse também um piloto de ponta, com certeza a Ferrari o respeitaria e não daria tal ordem."
Marcelo de Almeida Bueno, Campinas
"A partir de agora vou me dedicar mais a Formula Mundial. Parece ser mais limpa."
Rogerio Luiz, Belo Horizonte
"Acho uma tremenda falta de respeito com as pessoas que gostam da F-1. Que saudades daqueles pegas entre o Senna e o Prost, que apesar de estarem na mesma equipe, sempre disputavam e ganhava o melhor."
Carlos Roberto Dias Gonçalves, Paranavaí (PR)
"É decepcionante o que vimos na Áustria. Michael não deveria escutar as ordens da Ferrari. Não se pode chamar de campeão uma pessoa assim. A FIA deveria dar a vitória ao Montoya."
Juan Nobrega, Caracas (Venezuela)
"Se a FIA não punir rigorosamente a Ferrari, a Fórmula 1 perde toda a credibilidade."
Gerson Ferreira Filho, Campos (RJ)
"Achei uma vergonha, pois o Schumacher não necessitava de pontos. Se a FIA não tomar uma atitude, como desclassificar os dois primeiros colocados e punir a Ferrari, a F-1 perderá a credibilidade."
Marcio Roberto Tavares, São Paulo (SP)
"Muita maldade com o nosso "pé-de-chinelo". Em uma das pouquíssimas oportunidade que Rubens não quebra o carro, a Ferrari toma o caneco do cara! A única vantagem que vi foi ter sido poupado do "sambinha-mico" de Barrichello no pódio. Falando sério: vergonha total! Nota zero para a Ferrari e para o Michael."
Luiz Carlos Romualdo Filho, Sete Lagoas (RJ)
"Foi vergonhoso para o Schumacher, ele não deveria aceitar. A Ferrari deveria ser punida."
Miguel Miranda, Recife (PE)
"Rubinho, um protótipo de piloto, teve a capacidade de manchar a imagem dos grandes nomes que o Brasil deu ao automobilismo mundial. Foi deveras lamentável a cena que o circo da Fórmula 1 nos obrigou a engolir, com a ferrari (com f minúsculo mesmo, para ficar no lugar que merece) transformando milhões de telespectadores no mundo em verdadeiros palhaços."
Julio Cesar Rodakovsky, Porto Alegre (RS)
"Depois dessa corrida, estou certo de que Rubinho não sabe o que significou Ayrton Senna, Piquet, Pace e Emerson. Rubinho humilhou a nação brasileira. Senna jamais faria o que o piloto alemão fez."
Carlos Pinelli, Campinas (SP)
"Penso que o Rubens agiu certo, ao deixar o alemão utrapassá-lo, porque assim ele pode mostrar o que está acontecendo. Ficou claro que o Schumacher irá utilizar de qualquer meio para ser campeão. Não perderei mais meu tempo com essa categoria."
Renato de Oliveira, São Paulo (SP)
"A FIA deveria retirar os pontos do Rubinho e do Michael."
Ciro, São Paulo
"Acho que foi uma grande palhaçada por parte da Ferrari, e que a FIA deverir punir severamente a escuderia Ferrari. Quanto ao Rubinho, ele está certo, tem de obedecer o comando dos diretores, mesmo porque existe um contrato a ser cumprido."
Jeremias Croinski, Maringá (PR)
"A Fórmula 1 acabou. Está decretado o seu fim, por uma decisão impensada que insultou a todos. Os contratos prevalecem sobre o espírito esportivo. Foi deprimente. Nada mais a dizer."
José Augusto, Vitória (ES)
"O Barrichello deve deixar de se fazer de coitadinho. Ter mais coerência ou mudar de equipe! 'O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo (Nietzsche).'"
Jose de Mendonça, Recife (PE)
"Os empregados devem obedecer seus contratos, apesar da indignação. Acredito que uma punição para a Ferrari seria adequada, mas teria um efeito muito maior se desligássemos os televisores nas próximas corridas."
João Carlos Opelt, Joinville (SC)
"Esporte é uma coisa, jogo de cartas marcadas é outra. Não dá mais para assistir a essas corridas. Nos chamam de tolos, e isso é inadmissível."
Augusto Cesar, Brasília (DF)
"É lamentável como um cidadão aceita essa manobra para ficar na Ferrari. Um esportista tem de ter antes de tudo perseverança para vencer e não aceitar esse tipo de exigência. Para mim, o Rubinho perdeu toda a moral e a confiança do povo BRASILEIRO."
Valter, Santos (SP)
"A FIA, moralmente, deverá tomar uma atitude enérgica para evitar que tal prática venha a manchar o ESPORTE. Como Brasileiro, foi uma vergonha para o mundo ter de presenciar uma atitude deplorável de um chefe de equipe que não tem senso de esportista. A FIAT AUTOMÓVEIS deverá sentir na pele que os brasileiros são capazes de boicotar seus veículos."
Isaias Gomes da Silva, Recife (PE)
"Achei vergonhoso por parte da Ferrari. Em contrapartida, achei que o Rubinho mostrou muita sabedoria em obedecer, pois porque não se obedece as hierarquias e lideranças impostas é que o mundo se encontra nessa bagunça. Rubinho deu uma prova de profissionalismo. Manda quem pode, obedece quem tem juízo."
João Manoel, Vitória (ES)
"As corridas já estão sem graça, não tem ninguém concorrendo com as Ferrari, e ainda temos que ver esse papelão?"
David de Carvalho, Curitiba (PR)
"Concordo com Paulo Cardoso e outros que escreveram que o alemão vibrou discretamente com a vitória, mas depois percebeu a idiotice e se fez de vítima. Quanto ao Rubens, parabéns, pois ele mostrou que é um grande piloto e demonstrou como a Ferrari o prejudica. F-1, não assisto mais !!!"
N.A. Galvão, Campinas (SP)
"Isso prova o quanto adianta ter competência em uma única prova e ter de entregar para o chefe os louros do trabalho. O Rubinho deveria ter deixado o alemão para trás e feito seu cartaz com outras equipes e com o público."
Joaquim Correa, Florianópolis (SC)
"Que piloto brasileiro é esse que é comprado por um contrato? Para mim, Rubinho acabou com sua fama de lutador, passando a ser um fajuto corredor."
Santos, Itu (SP)
"Do ponto de vista empresarial, a decisão foi acertada e cartesiana. Não se pode dar moleza. Do ponto de vista mercadológico, foi de uma total falta de sensibilidade. Em termos de espetáculo, a Fórmula 1 perde, e muito, com a atitude da Ferrari. Como profissional, Barrichello teve de acatar a ordem da escuderia. Ele não deveria ter aceito ficar na parte mais alta do pódio. A FIA não deve punir a escuderia, deve sim alterar o regulamento."
Henrique Boneti, São Paulo (SP)
"Desde a morte do Senna, deixei de ver a Fórmula 1, porque o Brasil não estava mais representado. No tempo do Senna, do Piquet e do Fittipaldi, tínhamos verdadeiros pilotos, combativos, com dignidade. Depois, não tivemos ninguém. Ninguém se batia pelo primeiro lugar, mas se batia com a própria incompetência, com a arte de quebrar carros, ou de aceitar que os carros já viessem quebrados. Recuso-me a torcer."
Pedro José Alves, Rio de Janeiro (RJ)
"Lamentável. Fiquei pasmo quando vi o final da corrida. Até quando teremos que assistir fatos como esse? Senti vergonha de ver o Rubinho no pódio, no lugar que não era seu, levantando um troféu que também não lhe pertencia e tendo que escutar um hino que não era o do seu país. Rubinho deveria lembrar que a moral e a ética de um homem não tem preço. Perca seu emprego, mas não perca sua dignidade. Para mim, Fórmula 1 nunca mais. Ayrton Senna deve ter ficado muito triste lá em cima."
Amaury Marinho, Fortaleza (CE)
"A Ferrari deve ser punida. O mínimo que a FIA pode fazer é desclassificar os dois pilotos da Ferrari e dar os pontos e a vitória no GP aos pilotos da BMW Williams."
Jader Nogueira, Aracaju (SE)
"Por mais que as regras contratuais favoreçam Schumacher, o episódio causou nojo até mesmo nos torcedores ferraristas. Não estava em jogo a decisão do campeonato, pois ainda estamos no começo e a
Ferrari está longe de ser alcançada. Por outro lado, serve também para colocar em evidência o grande talento de Rubinho, que o próprio brasileiro ridiculariza."
Dário, Salvador (BA)
"Todos erraram feio. A direção da Ferrari, os pilotos e a FIA. Até hoje, não há regras que preservem a lisura da competição. Só nos resta esperar que a mesma FIA dê agora o último empurrãozinho para a completa desmoralização da Fórmula 1 e deixe de punir os responsáveis pela desonestidade do resultado. A FIA até parece que sofre do mesmo mal dos dirigentes do nosso futebol."
Renato Ferreira dos Santos, São Paulo (SP)
"Nós, brasileiros, estamos sempre querendo culpar os outros para defender a nossa incapacidade. Não há dúvida nenhuma que mesmo com toda a sua prepotência o Schumacher é o melhor piloto da Formúla 1, diante de tanta mediocridade. Acontece que o "pé-de-chinelo" desonrou todos os brasileiros com sua submissão. Ele trocou o prazer de correr e representar seu país por um contrato. É uma vergonha."
Armando Octávio de Aquino Ramos, Juiz de Fora (MG)
"Uma vergonha para o esporte, todos perderam, e eu não assisto mais à F-1."
Cesar Szatkowski, Curitiba (PR)
"O que aconteceu foi um absurdo!!! Nunca mais admitirei compararem Schumacher com Senna, Fangio, Piquet, Prost e outros... Se a Ferrari ganhou alguma coisa, não se sabe, mas com certeza perdeu (muitos admiradores e clientes que falam em boicotar a Fiat no Brasil... Eu sou um deles!!!)
Assim a Fórmula 1 também perde, pelo menos aqui no Brasil todo o seu prestígio, que já estava reduzido desde a morte de Senna. Fica aqui o meu protesto!"
Leonardo, Belo Horizonte
"Rubinho manchou a honra de um automobilismo que deu ao mundo gênios como Pace, Piquet, Emerson, Senna, entre outros. Para mim ficou a certeza de ter assistido a um piloto decadente que, por não conseguir lugar em outra equipe de ponta, vendeu seus sonhos de vitória, glória, orgulho em troca de dinheiro. Acho que quem faz isso um dia irá se arrepender!"
Marcelo de Castro Batista, Campina Grande (PB)
"A corrida na Áustria foi uma vergonha para a F-1. Os dirigentes da Ferrari não têm nenhum pingo de vergonha na cara. A prova disso foi a tremenda vaia que levou da torcida. Para mim é lamentável que uma equipe como a Ferrari, que tem torcida no mundo inteiro, faça um "sujeira" como essa. Essa atitude manchou a reputação da F-1, e alguma providência deveria ser tomada, para evitar que fatos tão idiotas não venham mais acontecer."
Dimas Biággio, Santa Bárbara D'Oeste - SP
"As pessoas vão assistir à corrida esperando a vitoria do melhor na pista. Nesse caso as corridas de F-1 não são o que deveriam ser ou o que foram antigamente. Além de ter manchado a carreira do Schumacher, pois ele não precisava disso."
Pedro Ledoux Martins da Silva
"Schumacher deveria ter aceito vencer a prova dessa maneira? A FIA, que organiza o campeonato mundial, deveria punir a Ferrari por sua atitude? Dê a sua opinião!
"Estou desapontado com a F-1, FIA, Ferrari, Schumacher. Que campeão é esse que ganha corridas como a de hoje? Eu me lembro dos sofrimentos de Senna, Prost, Piquet, Mansel para ganhar, lutando pelos pontos e perdendo a vida por elas... É uma vergonha que um piloto que se diz tetra campeao faça essa coisa nojenta de hoje. A F-1, como esporte, morreu."
Marcelo Joaquim, Curitiba (PR)
"Quando Rubinho entrou para a Ferrari, deu a entender que não aceitaria ser segundo piloto, porém hoje ele assume muito bem essa função. Ou Rubinho muda, ou nunca vai conseguir nada na F1."
Jefferson, Recife (PE)
"Acho que Rubinho fez o que muitos assalariados fazem todos os dias no ambiente de trabalho, quando pressionados por seus chefes: pensam no salário e no emprego e cedem, mesmo contrariados. Acho hipócrita condená-lo porque ele e Schumacher são reflexos de um esporte cuja única prioridade são cotas de patrocínio. O espírito desportivo, a competitividade e o show ficaram por conta do ousado e emotivo Senna, o linguarudo Piquet, o bom de briga Prost, o impagável Mansel e outros que um dia fizeram a glória da F1. Felizes aqueles que os viram correr, como eu."
Elizabeth Lima, São Vicente (SP)
"Parece futebol brasileiro. Não existe vergonha maior do que você "ganhar no tapetão", ainda mais, explícito assim. É como se o pênalti fosse batido sem goleiro. Cadê o esporte? Mas o Schumacher, se tivesse grandeza na alma que deve ter um grande campeão, não teria ultrapassado. Os quatro míseros pontinhos que ganhou a mais mancharam para sempre a sua biografia. A da Ferrari, nem se fala. Deveria vir apúblico pedir desculpas aos tifosi mundiais. Caso a FIA não tome alguma atitude estará desrespeitando o seu grande público. Por outro lado Rubinho cresceu. A partir de hoje será outro. Totalmente maduro e consciente. Será respeitado, e começará a ser temido."
Roberto, Curitiba
"Depois que a Fórmula 1 perder o prestígio, vão perguntar o que fizemos de errado!!! Está um lixo essa F1. Depois de Senna, Prost, Mansell, Piquet, e Gilles Villeneuve... o que temos aí é essa porcaria..."
Flávio, Araraquara (SP)
"A Ferrari errou. Errou porque isto é antiético, porque manipula de uma forma nada esportiva um esporte.
E também errou porque foi muito descarado. A equipe poderia ter sido "inteligente" e fazer com que o Schumacher passasse por Rubinho mais discretamente, em voltas anteriores ao final da corrida.
Rubinho também errou porque ele nao é nenhum novato. Ele deveria ter tido coragem e determinação de não obedecer à ordem recebida e mostrar que ele tem competência, gostando a equipe ou não.
Torço para o Rubinho, mas concluo que enquanto ele for parceiro do Schumacher, ele sempre vai padecer, por ordens dos outros."
Fernando Aldrighi, Pelotas (RS)
"É importante que se saiba que o Rubens assinou um contrato, portanto fica evidente que a função dele não é brigar pelo titulo mundial nem sequer por vitórias. Sua função dentro da escuderia é a de mero fantoche e, quando for o caso, de muita utilidade, como foi hoje.
Portanto não acredito que nós brasileiros devamos ficar desapontados ou contrariados com a decisão, pois as expectativas que criamos em torno de uma nova vitória de Barrichelo só nos consome enquanto torcedores.
Quanto à questão sobre se Schumacher deveria ter aceitado tal situação, acredito que ele é um grande piloto, mas maior ainda é sua falta de caráter."
André Luiz Romano, São Carlos (SP)
"Depois da morte do Airton, levei um tempo muito grande para assistir à F-1. Mas com essa babaquice da Ferrari, garanto que munca mais me terão diante de uma TV assistindo a uma palhaçada como essa. Palhaços para mim só os PROFISSIONAIS DE CIRCO, não esses amadores da Ferrari.
A FIA deveria punir a Ferrari nessa prova e nas provas restantes em respeito a todos que ainda podem acreditar na F-1. Fórmula 1, nunca mais!!!"
João Batista Dias, Belo Horizonte
"Fica claro que no mundo leva vantagem o poder econômico, pois os pilotos são empregados e devem cumprir ordens se quiserem continuar no time. Acho que a Ferrari (equipe que admiro muito) deveria ser exemplarmente punida, deveria perder os pontos conquistados pelos dois pilotos. Pois só assim não se perderia o brilho de um esporte fantástico como é a Fórmula 1."
Edmilson, Brasília
"O fato de Rubens ter sido pressionado e deixado Michael vencer a corrida foi um alerta para a FIA mudar o regulamento das equipes.
Quem mandou Barrichello diminuir velocidade para dar a vitória a Schumacher não tem o respeito e muito menos o amor à escudeiria Ferrari. Afinal, toda equipe é representada por dois pilotos e não por um único piloto. Ao meu ver, não tem mais graça assistir a uma corrida de Fórmula 1, parece que todos já sabem quem será o vencedor."
Vinicius, João Pessoa (PB)
"A Fórmula 1, desde a morte de Ayrton de Senna, perdeu todo o seu encanto. Duvido que Ayrton alinhasse numa fantochada dessas. Eu já há muito deixei de perder meu tempo com batota. Não gosto de trapaças, mas da verdade desportiva. Acho que Rubinho não deveria ter cedido aos chefões da Ferrari a bem da verdade desportiva."
Maria, Lisboa (Portugal)
"Acho que o alemão é o culpado. Ficou evidente que o mesmo ficou "feliz", pois quando passou na linha vibrou, acenou pra gelera. Só mais tarde, quando se tocou que estava sendo vaiado, fez "cara feia".
Mas Barrichello fez o show e deixou à mostra sua capacidade e sua competência. O GP de Mônaco é dele, pode acreditar!"
Paulo Cardoso, Recife (PE)
"Eu não perco uma corrida, mas a partir de agora não perderei meu tempo. O Rubinho é um idiota, fantoche, eu gostaria que ninguém mais assistisse a essa marmelada."
Nivaldo de Souza Néia, Arapongas (PR)
"Não, (Schumacher) não deveria aceitar. E sim, (a Ferrari) deveria ser punida."
Tadeu Vasques, Rio Claro (SP)
"Manda quem paga, obedece quem tem salário, como sou eu que pago a conta do patrocinador, não compro mais nenhum produto dos patrocinadores da Ferrari, é assim que eles querem, então vai ser desse jeito"
Wilson Azevedo, Goiânia (GO)
"Do jeito que a coisa vinha acontecendo no ano passado, ia dar nisso. Mais uma vez: conta a grana...o esporte que se dane! Uma VERGONHA imperdoavel. Que exemplo para os jovens?!"
De Leon, Ibarama, RS
"O espírito da globalização chama de "melhor para a equipe" aquilo que, na verdade, é melhor para o bolso do patrão. Na verdade uma equipe é um conjunto de profissionais alienados de sua posição social no mundo - pois a F1 presta-se ao papel de fábrica de paradigmas - empenhados na realização financeira de apenas um, que covardemente não deixa ninguém saber quem é."
José Eduardo Saladini, Londrina, PR
"Um desrespeito tanto da Ferrari como do Schuma, não isentando o Rubinho, pois teve mais consideração pelo SEU BOLSO do que pelo milhões de brasileiros que torcem por um vitória, ele deveria VENCER E PEITAR A FERRARI."
Ronald Ferrigno, Londrina, PR
De novo vemos o verdadeiro poder que domina o mundo: o poder econômico (dinheiro) acima da ética, do justo e da moral. Qual é a graça de uma competição mesmo? Qual é o objetivo do competidor? O que o torcedor quer assistir numa competição? Qual a verdadeira finalidade da Ferrari?
Todos erraram! Para não desmoralizar o esporte, a FIA deve punir todos os envolvidos nessa trama.
Mas este fato repugnante, vergonhoso e mesquinho da Ferrari, serviu para colocar os óculos nos torcedores da F-1 para enxergarem uma prática exercida há tempos na competição.
Breno Gama Gonzaga, Belo Horizonte, MG |
|  |
|
|
|