| 09 de abril, 2003 - Publicado às 21h47 GMT |
| Dieta da mãe pode influir na saúde dos filhos, diz estudo |
 Período passado no útero determina saúde da pessoa
|
As mulheres que não fazem uma dieta saudável na contagem regressiva para uma gravidez podem estar colocando em risco a saúde dos seus futuros filhos, de acordo com estudo realizado na Grã-Bretanha.
O professor David Barker, da Unidade de Epidemiologia da Universidade de Southampton, na Inglaterra, acredita que esses primeiros dias são vitais.
"Se as futuras mães não comerem as coisas certas no período que antecede a gravidez", diz Barker, "a criança pode sofrer efeitos prejudiciais e duradouros."
"Começar a comer bem assim que descobre que está grávida pode ser tarde demais", acrescenta o pesquisador.
Vulnerabilidade
Uma pesquisa que acompanhou os hábitos alimentares de 12 mil mulheres entre 20 e 34 anos em Southampton sugeriu que 40% delas não tinham uma dieta saudável.
Barker acredita que a vulnerabilidade a certas doenças crônicas, como a diabetes, ou mesmo a problemas na velhice, como deficiências cardíacas, é determinada durante a vida uterina.
Outros estudos indicam que a quantidade de comida consumida pelo bebê nas primeiras semanas após o nascimento pode influenciar o risco futuro de a criança ter diabetes.
O pesquisador apresentou suas conclusões em uma conferência em Lyon, na França.
Dietas
"Não estamos sugerindo nada de revolucionário em termos de dieta, mas a questão é que há tantas jovens muito longe disso", disse Baker.
O pesquisador sugere que, antes da concepção, as mulheres devem comer uma dieta rica em frutas, vegetais e laticínios, e não consumir muita carne.
Ele disse ainda que pelo menos duas porções de carboidratos devem ser consumidas para cada porção de carne.
Barker criticou regimes como a famosa dieta de Atkins, muito em moda, que enfatiza o consumo de comida altamente calórica e rica em proteínas. |
 |
|
|
|