BBC World Service LogoHOMEPAGE | NEWS | SPORT | WORLD SERVICE
Portuguese Pesquisa na BBC Brasil
 
Primeira Página
Saúde &
Tecnologia
Economia
Cultura
Especial
Fórum
Aprenda inglês
ÁUDIO
Dois minutos pelo mundo
Notícias
Mundo Hoje
De Olho
no Mundo
Programação
Como Sintonizar
SERVIÇOS
Parceiros
Sobre a BBC
Expediente
Página simplificada
Fale com a gente
Empregos
E-manchetes
LÍNGUAS
Espanhol
Português para a África
Árabe
Chinêês
Persa
Hindi
Urdu
BBC News
BBC Sport
BBC Weather
 Você está em: Saúde & Tecnologia
09 de abril, 2002 - Publicado às 13h18 GMT
Chá pode prevenir câncer de estômago
Bebida também atuaria sobre esôfago
Bebida também atuaria sobre esôfago

Uma equipe de cientistas dos Estados Unidos e da China concluiu, após pesquisa, que o hábito de beber chá pode ajudar a prevenir o câncer de estômago e de esôfago.

Segundo os pesquisadores, que apresentaram o estudo no encontro anual da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer, as pessoas que costumam tomar chá apresentam metade das chances de desenvolver câncer do que as que não consomem a bebida.

O time de cientistas, vindos da Universidade Rutgers, da Universidade do Sul da Califórnia e do Instituto de Câncer de Xangai, afirmaram que o chá contém antioxidantes que protegem os órgãos do sistema digestivo.

O chá verde é o que contém mais polifenóis, substâncias que têm propriedades anti-câncer, seguido dos chás pretos.

Antioxidante

O chá vem da planta Camellia sinensis, que, segundo mostraram pesquisas anteriores, tem antioxidantes extremamentes poderosos.

Esse tipo de substância é importante porque combate os radicais livres – partículas produzidas pelo corpo que podem danificar as células.

Acredita-se que, sob um estado de desequilíbrio ou estresse oxidativo, as células podem sofrer mutações que podem acarretar doenças como o câncer.

O chá contém polifenóis que mostraram ser tão poderosos quanto outros antioxidantes já conhecidos, como as vitaminas C e E. Eles agem protegendo as proteínas e o DNA da oxidação.

Outros estudos mostraram que os polifenóis podem conter o crescimento de tumores e proteger células saudáveis da contaminação.

Metodologia

A equipe de cientistas iniciou a pesquisa em 1986.

Eles observaram 18.224 homens com idades entre 45 e 64 anos, em Xangai.

Os pesquisadores detectaram 190 casos de câncer no estômago e 42 de câncer no esôfago, e compararam esses pacientes com 772 homens saudáveis.

Depois de investigar a presença de polifenóis nos organismos dos saudáveis, os cientistas concluíram que os polifenóis estão associados com um menor risco de câncer nos órgãos digestivos.

"Esse estudo mostra as provas de que os polifenóis do chá podem atuar como agentes quimiopreventivos contra o desenvolvimento do câncer do estômago e do esôfago", afirmou Mimi Yu, professor de medicina preventiva da Universidade do Sul da Califórnia.

No entanto, Thomas Lober, do Cancer Research, uma entidade de informação sobre a doença no Reino Unido, disse à BBC que a eficiência do chá em relação à prevenção do câncer está longe de ser provada.

"Ainda são necessários novos estudos de larga escala em humanos", afirmou.




 
   PNEUMONIA
Tire suas dúvidas sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave.
   E-MANCHETE
Assine o serviço da BBC Brasil para receber as principais notícias do dia por e-mail.







Notícias relacionadas:
26 de março, 2002
  Possível ligação de Prozac com o câncer cria polêmica
23 de março, 2002
  Pílula 'aumenta risco de câncer de mama'
15 de março, 2002
  Mamografia pode reduzir mortes por câncer de mama
07 de março, 2002
  Médicos 'não enxergam' câncer de pulmão em raio-X
23 de fevereiro, 2002
  Trigo ajudaria médicos no combate ao câncer
Links externos:
Associação Americana de Pesquisa do Câncer (em inglês)
Cancer Research UK (em inglês)
A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo dos links externos indicados.
BBC World Service Logo ^^Volta ao início da página
Primeira Página | Saúde & Tecnologia | Economia | Cultura | Especial
Fórum | Aprenda inglês
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Programação | Como Sintonizar
Parceiros | Sobre a BBC